Pão de batata



Hoje fiz um teste e acho que deu certo. Estou assando o pão nesse exato momento e pelo cheiro acho que acertei.
São 01:38 da manhã e estou assando pães rs




Vamos a receita:
500g de farinha de Trigo
300g de batata cozida e espremida
2 ovos
150 ml de agua ou leite
30g de fermento
70g de açúcar
100g de manteiga ou margarina
30g de Fermento biológico


Como eu sou preguiçoso eu não sovo mais pão kk deixo isso pra minha planetária (COMO EU A AMO). Primeiro dissolvemos as 30g de fermento no leite.






Em seguida adicionamos os ovos.



Agora o açúcar e as batatas exprimidas, misturamos bem e batemos na batedeira com a farinha e manteiga.






Não sei o que me deu... esqueci de bater foto da mistura da massa...  Enfim, bata ou sove até ela desgrudar do tacho e ficar lisinha.
Modele e coloque num recipiente devidamente vedado e deixe descansar até dobrar de tamanho;





Massa fermentada:





Hora de modelar e colocar pra fermentar;







Como a noite está um pouco fria, eu coloquei água pra ferver numa panela e coloquei dentro do forno pra que a temperatura aumente e o vapor de agua ajude a fermentação. ( Esse processo também acelera a fermentação).

Deixei nossos pães fermentar por 2 horas:






Usei a ponta dos dedos pra espalhar a gema, gosto de saber se pão esta bem fermentado. Ele tem que ter a firmeza de uma bexiga cheia de ar. Se o pão afundar é sinal que ele não foi batido ou sovado devidamente.

Uma boa rede de glúten segura bem.

Preaqueci o forno e coloquei pra assar a 200ºC por 30 min.







Importantíssimo que nossos pães dobrem de volume dentro do forno.





Eu não sei o que me deu.. eu abaixei o fogo do forno. E meu pão perdeu volume.
O sabor e a textura ficaram ótimos! Eu ia aumentar a temperatura pra que ele pegasse uma corzinha melhor. Mas fiz o contrario AFFF.





Ficou delicioso! Só não ficou melhor porque eu abaixei o fogo.

Share:

0 comentários