Brioche



Hoje foi o dia de fazer macarons... Nossa! Quanta gema! Como eu já tenho muito creme de confeiteiro congelado, hoje vou fazer brioche!
Adoro brioche! A primeira vez que fiz fiquei apaixonado por eles!
Vamos a Receita:

500g de Farinha de trigo (Escolha aquelas premium que vem no saco de papel)
270g de OVO ou gemas ou a mistura dos dois rs
60g de açúcar
25g de fermento biológico
300g de Manteiga ou Margarina (Eu gosto de usar aquelas com sabor de manteiga)




Modo de fazer?
Não recomendo que faça a mão! Sério eu era louco! Quando aprendi essa receita eu ficava fazendo pros meus pais 1kg de massa na mão!! Não sei como meus braços não engrossaram.
O bom é que a manteiga esteja gelada e os ovos também
.
Eu jogo tudo na batedeira, a única coisa que faço é dissolver o fermento em um pouco d'agua.



Eu já fiz na planetária e na batedeira de mão. A textura e quase a mesma.



Bata até que ela solte da bacia e fique completamente lisa.


Eu coloco na panela e deixo fermentar até dobrar de tamanho.
Gosto de deixar de um dia pro outro. Pra quem tem estômago sensível e fica com azia por causa do fermento, minha mãe é uma delas e ela nem sente nada.



Com ele descansado é hora de modelar e fermentar.


Agora é deixar fermentando lentamente. Você deve estar estranhando esse tempo todo de descanso e fermentação. É simples.
Quanto maio for o tempo de fermentação melhor pro nosso pão, o sabor fica melhor, ele vai ficar bem macio.
Nada daquele gostinho ruim de fermento.

Coloquei pra fermentar as 09:45 da manha e comecei a assar ao 12:21.
Importante notar o salto que o pão dá.

fotos da fermentação:

Nessa parte eu retiro do forno e preaqueço por 10 min a 200ºC.




Salto do pão:







Importantíssimo que ele dobre de volume dentro do forno.









O cheiro de manteiga que fica no ar é maravilhoso!




Essa massa pode ser congelada, uma vez eu congelei e levei pra uma cidade vizinha pra fermentar lá. Olha como ficou:



Outra coisa que fica bom, polvilhar parmesão ou rechear com queijo.




Share:

2 comentários

  1. Como faço pra congelar essa massa e o processo de descongelamento depois ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Aline,
      voce pode congelar a massa crua (maximo 2 dias)
      O processo de descongelamento é o normal.. retira da geladeira e quando a massa começar a ficar macia voce modela e fermenta.

      Ou voce pode assar a massa (ja fermentada) e interromper o cozimento e congelar (5 dias no maximo)
      O ponto ideal é quando a massa esta firme (voce pode tocar nela q ela nao afunda)
      é so retirar do forno e congelar.

      Quando quiser terminar o processo é so retirar do congelador e assar. (com o forno preaquecido)

      Excluir