Segredo de Domingo, Carne com molho perfeito!


Carne de Panela com molho vermelho.


Primeiramente vamos colocar tudo em ordem.

Vamos precisar:

1kg - de contrafilé ( que não está muito bom!)
Você pode fazer com qualquer carne dura. (músculo fica delicioso)
2- cebolas
4-  alhos
3 - Tomates.
80g - de extrato de tomate
1- pimentão

Temperos eu deixo ao seu gosto.
Usei: pimenta branca e um pouco de calabresa.

Comece limpando a carne tirando todo o excesso de gordura, reserve essa gordura se ainda não virou sebo. Corte em cubos ( seu critério)

Corte a cebola em tiras largas.
Descasque o alho e se quiser tirar o gérmen fique a vontade.

Descasque o tomate e .. Opa? Descascar???? Sério?

Fique tranquilo, segredinho muito fácil!
Primeiro você tira o umbigo e faz um X na base.

concasse de tomate
O método tradicional é mergulhar na agua fervente e depois resfriar na agua gelada.
Bom, pra que não haja desperdício aí vai a dica:
Espete o garfo no umbigo e passe o tomate na boca do fogão.
Quando ele começar a ficar brilhoso é que a casca já está soltinha.
É só puxar que sai!

Vídeo:















 Com o tomate descascado, corte em pétalas e retire as sementes.
Corte o pimentão grosseiramente.

Tudo em ordem???


mise en place
Agora vamos a cocção.
Precisamos deixar alguns ingredientes bem dourados pro nosso molho ficar divino!

Cocção das carnes
Começando pela carne, tempere bem coloque aos poucos na panela bem quente. Onde a carne cair ela tem que ficar até ficar dourada. Se você mexer ela vai soltar liquido e isso acaba fazendo que ela fique sem sabor. Vc pode acrescentar a gordura que vc retirou da carne.(Não usei a minha pq estava muito feia).

Com as carnes devidamente selada e bem douradinha vamos retirar da panela e começamos a selar a guarnição aromática:
 Coloque a cebola, o alho e o pimentão na panela ate ficar bem Dourado.
Alho, cebola e pimentão.


Escorremos o excesso de óleo, voltamos com a carne na panela e jogamos uma colher de manteiga.
A manteiga vai uniformizar a cor e dar um aroma super interessante!

Coisas que você pode adicionar nessa parte é o vinho branco, temperos como (orégano, tomilho, ou gordices como linguiças e bacon).

Todos os ingredientes misturados

Com tudo prontinho e devidamente dourado jogamos água ate cobrir a carne. Acrescentamos o extrato de tomate e as pétalas.




Fécula de batata para encorpar o molho



Por ultimo uma colherzinha de fécula de batata.

Pode usar fécula, amido e até farinha de trigo, isso faz com que o molho no final da cocção fique mais grossinho. (como não iremos usar nenhum tipo de "Jus")


Quando atingir fervura deixamos cozinhar por 1h e 30 min. Com a panela tampada.





Conforme o liquido vai reduzindo o o caldo vai ficando mais vermelho graças ao extrato de tomate.


1h 15 minha carne já estava macia. Eu destampei e deixei reduzindo em fogo alto:

VÍDEO:




Por ultimo adicionei salsa e cebolinha bem picada.




Esse mesmo processo pode ser feito com outros tipos de carne. Só altera alguns temperos e o tempo de cocção.




Aqui em casa o povo pira quando faço!
Tá sem ideia pro domingo? que tal fazer?






Share:

0 comentários