Segredinho.. Pão Italiano!

Pão Italiano

Hoje eu dou um pequeno passo pra uma área que a um tempo atrás não queria desvendar.

Como fazer um bolo sem leite, sem ovos, sem manteiga?
E ainda ter o desafio de fazer algo que fique saboroso... Faz uns dias que isso martela na minha cabeça e com isso inicio uma nova categoria. "Receitas para quem tem Alergia".

Então fiquem atentos as Tags e vou colocar entre parêntesis. 

Vamos começar com o mais fácil. O pão.
Hoje passarei duas receitas:
Pão Italiano e Vienense.
O Italiano é crocante e salgado.

(Sem lactose, sem ovo)

Ingredientes:
260g de farinha de trigo.
135ml de água (gelada).
8g de fermento.
5g de sal.
30 ml de azeite de oliva. (Pode ser substituído por canola e girassol)


mise en place



 Água gelada? Como assim? Eu sempre fiz com Água morna!
- Ora pois amiguinhos! Culpe os portugueses!
Usava-se água morna pra ativar o fermento pois na Europa é bem mais frio. Como o clima aqui é bem diferente esqueceram de adaptar a receita.










Vamos ao modo de preparo:
Faça um buraquinho na farinha de trigo e adicione o açúcar, o azeite e o fermento diluído em um pouco de água.
Fermento diluído na água





ingredientes sendo misturados

Com essa farofinha é a hora de adicionar o sal.

Mistura inicial dos ingredientes

Misture bem e depois adicione o resto da agua.

Com tudo já misturado é a hora de começarmos a sovar:

Massa pronta pra ser sovada


VÍDEO:
video


Sove até que ela fique totalmente lisa.
Fique de olho na temperatura da massa... Ela não pode esquentar muito se não vai começar a fermentar.

Sovar é um trabalho chato, quanto mais você sovar melhor fica a massa. Ela vai ficando elástica e na hora de fermentar ela vai ficar muito fofinha!

Massa pronta!


Agora vamos colocar em uma bandeja untada com farinha e tampar com um plástico e deixar descansar por no mínimo 1 hora.

massa pronta



massa pronta para descansar

Vamos falar sobre fermentação, quanto mais longa e lenta ela for é melhor pro nosso pão. Existem macetinhos que você pode usar pra acelerar o processo, minha opinião pessoal é que não vale muito a pena.

massa com 1h e 30min de descanso



Nossa massa descansou por 1h e 30 min, eu deixei um pouco a mais pois estava almoçando na hora rs.







Essa é a hora de socar a massa e retirar esse ar todo que ela adquiriu.

Retirar o ar da massa













Retiramos todo o ar está na hora de modelar!

Pão modelado e pronto pra assar


Usei uma forma de bolo inglês untada com farinha e coloquei o nosso pãozinho pra fermentar.
Se for usar esse formato a emenda do pão sempre fica pra baixo.

Deixe no forno fermentando por até 3 horas!


O local pra fermentar os pães também é muito importante. Eu tenho 3 fornos aqui em casa e eu coloco sempre dentro do forno que eu não vou usar para fermentar. Quando só tinha o convencional em casa eu deixava o pão fermentar no forno e quando ele estivesse pronto pra assar eu removia deixava na mesa com o maior cuidado pra que ele não perdesse o ar e quando forno estivesse bem quente eu o colocava pra assar.

Normalmente eu deixo fermentando por 3 horas, quando tem visitas eu utilizo o macetinho:
--- Coloque uma leiteira com água e deixe ferver.. coloque a leiteira dentro do forno pra que a temperatura do ambiente aumente e o vapor de água acelere a  fermentação.  Pode ser feito 3 vezes no máximo -----


1hora  de fermentação.
Hoje é um dia quente e nosso pão fermentou muito rápido!
Hora de fazer o corte!

 

Eu gosto de polvilhar farinha de trigo pra ficar mais bonitinho tipo aqueles pães de cartaz rs


Forno devidamente preaquecido a 200ºC, vamos assar!
É muito importante essa parte, o salto que o pão dá dentro do forno. Ele dobra de tamanho muito rápido.

40 min depois!



...Dedico essa receita a Helen que se esforça bastante pra dar o melhor a sua bebe!



Share:

0 comentários