Segredinho de café da tarde.. Bolo de Fubá cozido.

 (RECEITA SEM GLÚTEN)
Essa receita eu aprendi com minha tia Rô, lembro do dia que ela chegou em casa e falou que eu ia aprender um bolo muito gostoso. Ela pegou uma xícara no armário e saiu fazendo a receita.

Original:
2 xic de Fubá
2 xic de açúcar
2xic de leite
1xic de óleo
2 colheres de fermento
6 ovos

Quando o bolo estava pronto ela polvilhou açúcar e canela, era uma delicia... Lembro que depois disso eu o fazia todo dia kkkk.

O bolo é delicioso, ,mas vai muita gordura e muito açúcar. Hoje decidi fazer um pouco diferente.
Peguei minha balança e tentei alterar a quantidade e fazer um bolo menos doce e menos gorduroso mas que mantivesse o mesmo sabor.




 240g de Fubá
200g de açúcar
500ml de leite
125ml de óleo
1 colher de sobremesa de fermento
1 colher de Bicarbonato
4 ovos com mais duas claras.



Eu acrescentei as duas claras pois eu fiz um creme de confeiteiro sem açúcar e misturei com uma redução de goiabada com vinho.
 Fiz pouco creme só pra rechear e colocar na cobertura desse bolo. Você pode ver a receita aqui ====>
COMO FAZER CREME DE CONFEITEIRO/

 Cortei em cubos pequenos 200g de goiabada e coloquei na panela com 200ml de vinho. Deixei reduzindo e depois acrescentei 120g de creme de confeiteiro.

Vamos ao modo de preparo:
Primeiro colocamos na panela o Leite, o Óleo, o fubá e o açúcar.


Misture bem:







Agora vamos cozinhar até que ele fique bem cremoso:






Ele não pode ficar muito mole, nem muito duro. Deixamos ele esfriar.
Quando ele estiver frio, misturamos com as gemas e batemos as claras em neve.


Enquanto as claras batem eu já coloco o fermento e o bicarbonato e misturo com uma parte das claras. Só pra facilitar a homogeneização.





Coloque numa forma untada e asse no forno pré aquecido a 180ºC  por 40min. 

Essa receita me rendeu 2 formas ( 15cm e de 20)





Share:

0 comentários