Os segredos do Nhoque ou Inhoque? Tanto faz! rs...


Um dos pratos que minha mãe ama. Uma lembrança da infância, os domingos que minha tia Wania nos visitava e minha mãe sempre fazia.

Confesso que eu aprendi a fazer tem pouco tempo, eu sempre deixava as minhas bolinhas de batata derretendo kkkkkk

Ai ai ... que bom que essa época passou.

Vamos a receita:

As receitas estão duplicadas pra atender a demanda da minha família rs




300g de batata
50g de farinha
30 para polvilhar
1 gema
20g de manteiga
60g de parmesão ralado









 As 30g de farinha a mais a gente separa se for enrolar. (EU NUNCA USO RS)










Nhoque não pode vir sozinho né? Aquele molho vermelho com carne ou frango hummm...

Receita não é muito diferente do ultimo molho de carne que eu postei.



 700g de carne
2 cebolas
3 alhos





Os temperos que eu usei:



 
 Folha de louro
Pimentão
Tomilho
Talos de salsa
Orégano




A idéia dos talos é que eu ia fazer um Bouquet Garni, mas estava sem linha kkkk, foi assim mesmo!

Vamos a massa do NHOQUE:

Depois de cozinhar as batatas as deixe descansar por 20 min. Depois de escorrer.


Elas vão ressecar um pouco, isso garante que a nossa massa não fique úmida.
Depois disso, esprememos e acrescentamos  a farinha, a gema e a manteiga.





Não misture com suas delicadas mãos, peque uma espátula e fique cortando até que tudo esteja bem misturado. Parece besteira né? Mas dá uma diferença enorme. Se você usar as mãos vai acabar fazendo que a farinha de trigo crie rede de glúten.

Por ultimo acrescentamos o parmesão, o sal e um pouco de noz mascada e misturamos com a ponta dos dedos.


Agora é a hora de dividir, fazer um rolo e dividir... Mas eu prefiro fazer bolinhas e passar nas costas do garfo.



Coloque numa forma untada com azeite pra que ela não grude.
Em uma panela com agua fervendo cozinhe os nhoquinhos até eles subirem. Retire e esfrie.

Agora vamos ao molho.

Vamos dourar bem a carne:


Quando ela estiver toda selada e dourada, retire e vamos fazer o mesmo com a guarnição:

Quando estiver bem dourada, escorremos o óleo e voltamos com a carne e a guarniçao na panela ai colocamos duas colheres de manteiga e vamos deixar fritando.
A manteiga vai uniformizar a cor e intensificar. 

Acrescentamos o estrato de tomate, damos uma refogada nele e colocamos agua até cobrir a carne.


Quando ferver, diminuir o fogo e deixar cozinhando com a panela tampada por 1hora e 20.

Quando estiver bem cozida a carne retire a tampa e deixe reduzindo em fogo alto.
Quando estiver bem grossinho adicione os nhoques e a salsa.


Isso é uma DELICIAAAAA!

Share:

0 comentários