Creme Inglês

Creme Inglês


Creme inglês é uma mistura simples que fica maravilhosa!
Adoro comer rabanadas mergulhadas no creme inglês ou bolinhos de chuva.

Mise en place
Receita:
5 gemas
125g de açúcar
500ml de leite
Fava ou essência de baunilha.






Modo de preparo:

Coloque o leite pra ferver (se for usar a fava pode acrescentar as sementes) e bata as gemas e o açúcar até ficarem bem branquinhos.
Quando o leite ferver jogue um pouco do leite nessa mistura pra que a gema leve um choque térmico e não talhe.
É importantíssimo que você não parede mexer. Misture o resto do leite e leve ao fogo baixo.

Ideal é que chegue a 85°C. Pra que não talher.
Como a maioria, eu também, não possuí termômetro. Vamos usar o olhômetro.

Ele encorpa muito rápido, você vai sentir que ele vai dar uma leve engrossada e outro teste e vc passar o dedo na espátula e o caminho ficar formado.





É a hora de vc retirar do fogo.
Se vc der mole e cozinhar de mais... O que fazer?

Lá vem meu segredinho, bata no liquidificador!
Testado e aprovado! Sim, eu já errei o ponto! Kkkkkk

Por ultimo eu acrescendo a baunilha com ele já bem morno.
Como essas essências possuem álcool com a fervura o sabor vai todo embora.
O que podemos fazer com esse creme?
Ele é muito usado na base de sorvetes.

Um sorvetinho simples é só picar chocolate ou frutas e por pra congelar.
Quando faço aqui em casa eu deixo batendo ma batedeira assim que ele sai da panela pra pegar muito ar.

Derreto chocolate e acrescento um pouco de creme de leite pra fazer quase o ponto de uma ganache e deixo esfriar.
Quando ambos estão na mesma temperatura eu retiro uma parte do creme e incorporo no chocolate. E depois acrescento o resto.

Sorvete de Creme inglês




Fica cremoso e delicioso!

Share:

0 comentários